top of page

Visita das Forças Armadas nos Açores


No passado dia 10 de setembro de 2022, e pela 1ª vez, recebemos no nosso Mosteiro uma singular visita do Senhor D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança do nosso Portugal e do Sr. Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Vieram acompanhados do Sr. Tenente Ângelo Dias e do Comandante Pedro Marcelino. Estavam de visita aos Açores incluindo uma homenagem aos pescadores da Vila de Rabo de Peixe a convite da Sra. D. Mónica Silva natural da sobredita Vila, a qual é uma excelente colaboradora com as Autoridades das Forças Armadas na aquisição de material escolar, e não só, destinado aos Países pobres.

O Sr. Almirante falou-nos da presença e solidariedade que os 220 militares portugueses prestam na Ucrânia. Esteve lá com o Senhor Bispo D. Rui Valério e puderam constatar a grande ajuda que prestam à população ucraniana. No seu encontro com os soldados portugueses sabem o que estes pediram ao Sr. Bispo? Um Capelão Militar para celebrar Missa em Português. Os soldados participam nas Missas Dominicais, mas não percebem ainda a língua.

Contaram-nos que os soldados portugueses estão presentes em muitos países para aliviar o sofrimento de muita gente, e quando chegam àquelas localidades as crianças saem à rua cheias de alegria. A presença dos militares é uma fonte de esperança.

As Forças Armadas espalhadas pelos 5 continentes formam uma grande família; são uma Diocese com o seu respetivo Bispo, e em que, a finalidade principal é ajudar, proteger, salvar.

bottom of page